MENOPAUSA

Para começar é importante colocar que a Menopausa nunca foi e nem nunca será uma doença. Defino menopausa como o entardecer da vida da mulher. Ou, talvez, o início do outono, quando as folhas começam a cair.
Durante alguns anos, principalmente nas décadas de oitenta e noventa, a medicina abordou a menopausa como uma disfunção e as vezes, até mesmo, como uma doença.
Tratamentos se tornaram um modismo com o objetivo de prolongar quimicamente, por vários anos, um estado de plenitude hormonal, enganando o organismo com artificialismos que mais geraram doença do que bem estar. A medicina tem horas que pensa que é deus. Tentar acabar com a menopausa é o mesmo que tentar fazer da primavera uma eternidade.
Isso não quer dizer que menopausa não existe e, muito menos, que não tenha sintomas desconfortáveis e desagradáveis. O outono é uma linda estação, mas que traz muita secura e sintomas respiratórios desagradáveis. O que fazer? Acabar com o outono? Não! Beber mais água.
O principal princípio norteador das Práticas Integrativas de Saúde é respeitar os ciclos vitais do corpo em consonância com a natureza. Primavera, verão, outono e inverno. Na vida da mulher devem ser respeitados os períodos da puberdade, fertilidade, climatério e menopausa. Assim Deus fez a o corpo feminino. A medicina deve somar e não tentar modificar tudo enganando o corpo com a falsa promessa da eterna juventude.
A Homeopatia tem por princípio básico o respeito pelas Leis Naturais. O tratamento homeopático da menopausa visa minimizar e, até mesmo, fazer desaparecer por completo as desconfortáveis sensações e sintomas que tanto incomodam as mulheres nessa fase. Diferente da medicina convencional, na homeopatia os medicamentos são individualizados, ou seja, para cada mulher um medicamento diferente. Isso acontece porque nem todas as mulheres são iguais. São levadas em consideração as diferenças físicas, temperamentais, mentais entre outras. Dessa forma cada uma tem o seu medicamento próprio para menopausa. Se você quer saber qual o seu remédio, consulte um médico homeopata.