Alergias na Primavera

A primavera chegou. A mais bela estação do ano vem sempre para enfeitar a natureza. Nessa época o número de pólen no ar aumenta significativamente devido à ativação das plantas, como árvores, gramíneas e ervas daninhas, que libertam grandes quantidades de pólen para se reproduzirem.
Este aumento do pólen, um dos principais alérgenos ambientais, provoca e agrava sintomas de rinite alérgica, asma e outras alergias respiratórias em pessoas sensíveis. A alergia, uma vez instalada, pode abrir portas para infecções oportunistas como amigdalites, faringites, otites, sinusites e , até mesmo, pneumonias.
Adultos e pais de crianças propensas à alergia devem sempre estar atentos aos cuidados básicos para poderem desfrutar da estação sem maiores problemas. Cuidados com o controle do ambiente, onde se mora e trabalha, são fundamentais, pois é lá, onde passamos a maior parte do tempo, é que se acumulam os alérgenos desencadeadores das crises.
Além do controle ambiental, medidas simples de hábitos do dia a dia podem contribuir bastante para a redução do impacto dos alérgenos. Beber água, praticar exercícios, se proteger de mudanças bruscas do clima são essenciais para evitar crises.
Nem sempre as medidas de prevenção são suficientes para impedir a instalação da crise alérgica. Nesses casos é necessário se recorrer à ajuda de um médico. Na maioria das vezes o profissional consegue resolver com medicamentos naturais que não provocam efeitos colaterais. O bom mesmo, entretanto, para as pessoas que são propensas às crises, é buscar o profissional para um tratamento preventivo a fim de evitar maiores transtornos uma vez instalada a alergia.
Bioterápicos(Nosódios), são vacinas manipuladas, sem efeitos colaterais, que conseguem imunizar o organismo dos agentes que provocam os transtornos alérgicos. Podem ser usados em adultos, idosos, crianças e bebês, sem riscos de interação com quaisquer medicamentos.
Faça da primavera a melhor estação do ano buscando a prevenção de suas alergias.